Como aplicar textura rústica

Atualizado: 18 de Dez de 2018


Compondo projetos arquitetônicos ou se destacando na decoração, o aspecto rústico veio pra ficar. De muitas maneiras essa tendência é explorada e vários materiais existem para diversificar este estilo. Dentre os revestimentos internos e externos mais usados, a textura rústica, também conhecida como textura riscada, conquista muitos admiradores pelo seu excelente custo x benefício e praticidade. Embora simples, a sua aplicação requer a observação de pontos importantes.


Antes de tudo, defina a cor da textura que combine com o seu projeto. Com a cor da textura escolhida, você precisará de uma tinta acrílica de cor semelhante. Tenha a mão bandeja, rolo e trincha para a pintura da parede (base).



Já para a textura, providencie espátula, desempenadeira de aço para aplicar e desempenadeira plástica para riscar. Nas duas situações, proteja o chão e demais superfícies vizinhas com plásticos e fita crepe.


Para começar pinte a parede com a tinta acrílica que servirá de fundo para a textura (figura A). Se for necessária mais de uma demão para cobrir a superfície, aguarde pelo menos 4 horas para aplicação da segunda demão. Esta pintura (base) é fundamental para evitar uma diferença de cor ou falha de cobertura no resultado final.

Figura A

Com o fundo preparado (base) na tonalidade certa, chegou o momento de aplicar a textura. Utilize a espátula para abastecer a desempenadeira de aço. Pressione a desempenadeira carregada com a textura contra a parede de forma que a superfície fique totalmente revestida (figura B).

Figura B

Em pequenas áreas, aplique a textura diretamente com a espátula. Garanta um bom espalhamento sobre a parede, “esticando” a textura com a mesma ferramenta (desempenadeira ou espátula). Paralelamente a esta operação, retire o excesso de textura até que as pedras ou grãos maiores fiquem aparentes (figura C). Este processo garantirá a espessura ideal em toda a superfície.

Figura C

Quando atingir 1,5 a 2 m² de área aplicada, e sem colocar muita pressão sobre a textura parcialmente úmida, faça movimentos na mesma direção (vertical, horizontal ou cruzado) e em sentidos opostos com a desempenadeira plástica, de forma que provoque um efeito riscado bem distribuído e marcado (figura D). Se esta ação não produzir riscos bem definidos, é sinal que a área aplicada ainda não está seca o suficiente. Como sugestão mantenha um recipiente com água limpa para remover o acúmulo de textura na desempenadeira plástica.


Figura D

Se a intenção for produzir um efeito circular, basta seguir o sentido horário. Repita as etapas até revestir a parede por completo. Se não for possível concluir a aplicação de uma só vez, coloque uma fita crepe larga para determinar um ponto de emenda uniforme. Agora que você aprendeu a dar esse toque personalizado aos ambientes, aproveite e comece já.

As cores deste site são apenas referências, podendo existir divergência entre as cores apresentadas na tela e as cores reais dos produtos comercializados.

® 2020 Acordolar | Showdacor | Brasil. Todos os direitos reservados.