top of page

Selador ou fundo preparador?

Atualizado: 18 de dez. de 2018


Tanto o selador quanto o fundo preparador são usados antes da pintura e indicados para ambientes internos e externos. Porém a semelhança pára por aí, pois estes produtos são bem diferentes nas características, objetivos e indicações.

Fundo preparador

O fundo preparador é um fundo incolor a base de água com grande poder de penetração e secagem rápida. Atua uniformizando a absorção da superfície para garantir uma melhor aderência e melhor desempenho dos produtos sob ele aplicados. Sua aplicação é indispensável sobre substratos que possuem graus de absorção diferentes ou baixa coesão. Exemplos desses substratos são: reboco fraco, paredes caiadas, pinturas envelhecidas (calcinadas), paredes com reparos diversos, blocos de concreto, gesso em placas, gesso corrido, gesso acartonado, fibrocimento e concreto novo.


E também, nos substratos atingidos por mofo e/ou algas, após o tratamento de limpeza no local.


Já o selador pigmentado também é um fundo a base de água, entretanto possui coloração, colaborando assim na cobertura do substrato. É indicado para aplicação sobre reboco firme curado há pelo menos 28 dias. Sua função é reduzir o número de demãos da tinta de acabamento. E neste caso específico traz benefícios e significativa economia. É importante lembrar que o selador não é indicado para aplicação direta sobre gesso, nem massas niveladoras.


O selador não substitui o fundo preparador, pois não possui as propriedades necessárias. No entanto, pode-se usar o fundo preparador sobre qualquer tipo de reboco, incluindo o reboco firme. Isto é bastante apropriado em áreas muito expostas, como, por exemplo, em fachadas.

bottom of page