top of page

Toda tinta de parede é lavável?


As tintas de parede abrangem uma variedade de produtos a base d´água que possuem alguns termos mais ou menos populares, como o tinta látex por exemplo. O termo tinta látex tem sua origem na América do Norte e é utilizado também no Brasil por uma questão de tradição. Numa visão mais técnica, o termo mais preciso seria tinta de emulsão, devido ao fato da resina estar emulsionada em água. Essa emulsão é um componente fundamental da tinta e pode variar conforme o tipo do polímero: acrílico, vinil-acrílico, pva, etc.


Talvez você nunca tenha dado importância a esta informação ou mesmo nem tenha notado, mas isso difere as tintas de parede entre si. Para entender melhor é preciso começar lendo as embalagens para descobrir que polímero foi utilizado na fórmula.

As tintas são feitas para desempenhar muitas funções, por isso a qualidade não está ligada somente ao polímero, mas também a outros ingredientes com propriedades especiais que vão melhorar a cobertura, rendimento, aderência, resistência ao mofo, etc. Entretanto, se a tinta for acrílica, você tem mais qualidade. Tecnicamente a qualidade da acrílica supera a das outras porque possui maior resistência a lavabilidade, por isso é chamada de tinta lavável.


Tinta acrílica é mais resistente, tornando a limpeza prática e rápida.

Com base nesta informação, você agora pode querer aprender também qual a maneira correta de limpar uma sujeira de uma parede pintada,

bottom of page